16 abril 2007

Movimentos REALMENTE populares

Neste domingo, dia 15 de abril, aconteceu mais uma reunião do Movimento VIVA Gasômetro.
Este movimento surgiu em fins de 2006 e está dando o que falar.
É comum se dizer que o Centro Velho de Porto Alegre é uma das regiões mais esquecidas pelo poder público e pela população de outros bairros. Apenas a Usina do Gasômetro, transformada em Centro Cultural da cidade, tem algum destaque e visibilidade de parte da população e do governo municipal.
Um grupo de moradores da região e simpatizantes do Centro resolveram criar o movimento para revitalizá-lo e exigir maior atenção do poder público.
O primeiro passo foi fazer um movimento realmente popular, com participação efetiva das pessoas, das mais simples até as mais ilustres.
Ali em frente da praça Júlio Mesquita, a praça do Aeromóvel, surgiu o Movimento VIVA Gasômetro.
Por feliz coincidência a poucos metros dali, na confluência das ruas Riachuelo e General Salustiano, havia surgido espontâneamente em junho de 2006, um movimento cultural que objetivava resgatar o samba tradicional: o Movimento Cultural Central do Samba.
O Central do Samba é formado por universitários, médicos, advogados, publicitários, além de músicos profissionais. E ainda desenvolve projetos sociais junto a bairros carentes da cidade.
Suas apresentações são aos domingos, das 17 às 21 horas. E é na rua mesmo! Basta chegar lá para curtir a excelente música apresentada.
Neste domingo o secretário municipal de Cultura, Sérgius Gonzaga, apareceu por lá para ver de perto o que está acontecendo no entorno do Gasômetro.
Segundo suas próprias palavras, "saiu entusiasmado" com tudo o que viu.

O Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, também está entusiasmado com essa nova parceria que está disposta a lutar pelo resgate da melhor qualidade de vida de nossa cidade.