15 setembro 2007

Opinião sobre o Plano Diretor

Mensagem recebida, relacionada ao Plano Diretor de Porto Alegre:

Prezados amigos,

Quanto a minha opinião relacionada ao Plano Diretor de Porto Alegre apresento os seguintes pontos:

1. Deve ser elaborado para ser obedecido por um período igual ou superior ao da vida útil das obras que forem licenciadas para serem construídas. O que tenho visto é que nossos PD são mudados como se muda de roupa, prejudicando aqueles que investem com dificuldades e quando menos esperam são surpreendidos com construções de altura significante dando sombra e tirando o valor do patrimônio levantado. Cada mudança de Prefeito sempre busca mexer no PD e beneficiar os especuladores. Collares inventou o "Solo Criado" que permitiu elevar as alturas das construções em diversas áreas.

2. Sou favorável a preservação de alturas menores nas construções para melhor iluminação e aproveitamento solar.

3. O PD deve definir o crescimento futuro da cidade buscando diversificar os polos bancários, econômicos e comercial, coisa que os últimos PD não fizeram.

4. O Centro de POA hoje em dia, totalmente desvalorizado devido á políticas de trânsito mal implementadas e a liberalização na altura e porte de algumas obras. A sombra, umidade etc é uma constante.

5. O PD deveria estimular a construção de garagens no Centro de Porto Alegre fazendo com que o custo do estacionamento leve a um equilíbrio e a um preço baixo que permitam o usuário ir ao centro com rapidez e não ficar rodando até encontrar uma vaga e com isto gerando congestionamentos.

6. A área do Cais deveria ser liberada para o uso popular, para passeios e pequenos locais de lazer e refeições ou lanches, tal qual o PORTAL em Brasília. No entanto o que querem é entregar a área para a iniciativa privada construir áreas residenciais, entre a Rodoviária e a Ponte e na ponta do Gasômetro. Estas áreas, já consideradas pelos Administradores da Área Portuária como inservível pode abrigar áreas de lazer com esporte náutico.

7. O saneamento e recuperação de áreas urbanas hoje inundáveis devem ser consideradas aptas para canalizações. Hoje a SMAM não permite por exemplo a recuperação de parte do Bairro Protásio Alves.(existem casas caindo).

8. O PD deveria se preocupar em preservar a área com mata nativa ao londo da perimetral no trecho da Protásio Alves e Jardim Botânico. Esta área deveria ser incorporada como área verde.

9. O PD deveria analisar o tráfego de ônibus nas grandes vias de POA, pois existem algumas com vultuosos investimentos, com grandes reservas para o transporte coletivo nas quais passa um ônibus por hora, enquanto o tráfego particular fica engarrafado.

10. O PD deveria fazer um planejamento de todo o tráfego de POA analisando a implantação de sinaleiras em mais pontos que permitam um tráfego mais distribuído na passagem de avenidas (hoje é totalmente concentrado agravando todo um trânsito, exemplo a Av. Protásio Alves que possui pouquíssimas passagens de veículos de um lado á outro da avenida. Hoje em dia com uma sinalização controlada por computadores o número de sinaleiras não é o problema pois o trânsito pode fluir continuamente bastando uma programação prévia dos semáforos.

11. Os parques estão mal aproveitados pela população face á dificuldade de estacionamentos. Ruas que permitiriam estacionar se o trânsito for bem estudado minimizando sua utilização poderiam servir de estacionamento. O problema do trânsito, que é um problema de PD deve ter mais liberdade de sentido de trânsito e não mão única (mão única só onde não se justifique mesmo por falta de largura).

De tudo isto, o mais importante é um PD que seja válido por um período mais longo sem mudanças, prédios baixos, liberação dos espaços em pilotis, os quais permitiriam ao transeunte se recolher na época de chuva e no calor inevitável. O pilotis foi implantado para isto, para a área ser jardim e livre para a população, pois de outra forma não se justifica (hoje é estacionamento, está gradeado e passa á ser área privativa do edifício).

Por outro lado a humanização do centro passa por espaço de lazer e estacionamento e não pela construção de arranha céus.

Atenciosamente.

Henrique Wittler
Engenheiro Civil – morador do bairro Jardim Botânico