07 junho 2008

Dias tristes no Rio Grande

A imprensa chegando ao Palácio, sexta à tarde

Atualmente os gaúchos tem, contrariando seu passado de lutas e de honra, passado por maus momentos. Cada dia surge alguma revelação na imprensa que deixa a todos estarrecidos.
O objetivo desse Blog não é fazer crítica política, especialmente partidária.
Mas não podemos ficar silenciosos assistindo tantas denúncias, evidências e provas de desvios de recursos públicos como está ocorrendo agora na CPI do DETRAN.
Isso que se descobre a cada dia que passa é de uma indignidade asquerosa.
Privatização dos escassos recursos públicos para beneficiar políticos e empresários vigaristas!
Pessoal, é o nosso dinheiro que estão desviando. Dinheiro que se paga em taxas e tributos para órgãos públicos indo parar nas contas de políticos, lobistas e pseudo-empresários...

Mas o que mais causa espanto é a passividade das pessoas comuns.
Alguns dizem: "não tem jeito, é assim mesmo, fazer o que?"

A semana que passou foi incrível. Depois de ouvir as gravações de conversas telefônicas feitas pela Polícia Federal, na CPI da Assembléia legislativa, ainda é tornada pública a carta que um dos maiores envolvidos na fraude, Sr. Lair Ferst, teria encaminhado para a governadora do estado, via... Escritório de Representação em Brasília. Consta que o Sr. Marcelo, embaixador do Rio Grande em Brasília, não teria dado muita importância e não a teria enviado para sua real destinatária, a governadora.
Será que alguém acredita nisso?
Uma carta denunciando os trambiques e vigarices teria ido parar na lixeira ou arquivo morto?
Nada teria sido feito para confirmar as denúncias nem nada teria sido comentado com nenhum outro membro do governo estadual? Dá para acreditar? Esse funcionário era maluco ou relapso?
Recebe uma carta que deve percorrer um curioso caminho: Porto Alegre - Brasília - Porto Alegre que está cheia de denúncias e não chama a atenção dele, nem comenta com ninguém...
Por que motivo alguém que faz parte do partido da governadora, auxiliar de campanha política, mandaria uma carta (não era e-mail) para ela via Brasília em vez de entregar diretamente?

Talvez esteja emburrecendo, mas não consigo acreditar nisso.

Depois (sexta-feira) acontece a divulgação da conversa gravada pelo vice-governador, Paulo Feijó, com o chefe da Casa Civil do governo, onde o chefe da Casa Civil tenta fazer as pazes entre o vice e a governadora e reconhece que é assim mesmo que se fazem as alianças políticas: distribuindo órgãos públicos aos partidos aliados que se beneficiam economicamente disso. Ou seja, o governo finge que não vê desvios de verbas públicas!
Isso é o que está na gravação.
Aí o governo se pronuncia atacando o vice-governador.
Ele é chamado de desleal, traiçoeiro, sem ética, imoral e sei lá mais o que...
Mas, não refutam a prática ilegal dos desvios de verbas! Nem condenam essa prática com veemência.
(Escute ou leia o diálogo da gravação aqui)

Estudantes protestam na frente do Palácio Piratini

No final do dia 6 algumas dezenas de estudantes pintam o rosto com as cores da bandeira do Rio Grande e vão protestar na Assembléia e na frente do Palácio Piratini. Não são muitos. Mas logo surge a tentativa de desqualificá-los: "são ligados ao PT, PSOL e PV", eu tenho que escutar na frente do Piratini e em algum comentário feito na rádio que escutava. Será que só levam em consideração os protestos dos eleitores de seus próprios partidos? Os ligados a outros partidos não tem o direito de serem ouvidos?

Creio que ainda deve aparecer mais m**** nisso tudo, o cheiro será insuportável, mas fará bem para todos. Mesmo que sirva apenas para tirar esse povo da letargia.

Quem sabe a gente lembra de um samba antigo que, cada dia que passa, está com a letra mais atual:

Reunião de Bacanas...