18 outubro 2008

Dia 15 de outubro

Haroldo Hugo, dos Amigos da Gonçalo, e o escultor Henrique Radomsky
na manifestação - Foto: Cesar Cardia

A quarta-feira passada, 15 de outubro, amanheceu muito chuvosa. Mesmo assim ocorreu mais uma manifestação do Fórum Municipal de Entidades contra o projeto Pontal do Estaleiro.
No dia anterior a Câmara havia anunciado o adiamento da votação do projeto para o dia 29 de outubro e pouco após este comunicado a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu notificação sobre decisão expedida pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado, Eugênio Couto Terra, em que concede sentença liminar ao vereador Beto Moesch (PP) suspendendo a votação do projeto que trata da reurbanização da área do Pontal do Estaleiro. De acordo com a liminar, a votação fica suspensa até o julgamento final do mérito da ação. No pedido de liminar, aceito pelo juiz, Beto Moesch defende que projeto deste caráter deve ser prerrogativa do Executivo.
Mesmo assim lideranças de entidades ambientalistas e de moradores foram fazer a prometida vigília em frente da Câmara e depois foram ao plenário para acompanhar a abertura dos trabalhos do legislativo municipal. Entre eles encontravam-se os vereadores eleitos para a próxima legislatura, Pedro Ruas e Fernanda Melchiona.