02 março 2011

Protestavam e gritavam: NÃO FOI ACIDENTE.

Protesto contra o atropelamento coletivo de ciclistas e contra a violência no trânsito em Porto Alegre.



Nessa terça-feira aconteceu um grande ato de protesto em Porto Alegre com mais de 2 mil participantes.
Iniciou no Largo Zumbi dos Palmares (Largo da Epatur), circulou por ruas do bairro Cidade Baixa (onde aconteceu a tentativa de homicídio de dezenas de ciclista na sexta passada) e encerrou no Paço Municipal onde, depois de muito insistirem, foram recebidos por um secretário do governo municipal.
O ato aconteceu em bom momento, pois já se escutavam pessoas tentando "justificar" a reação do indivíduo que arremessou seu carro de 1 tonelada contra um grupo de ciclistas. Afinal, escutou-se em emissoras de rádios, os ciclistas estariam "atrapalhando o trânsito", bicicletas "andam devagar", as pessoas (motoristas) tem "pressa" para circularem... O pior é que, mesmo dizendo que isso não justificaria a tentativa de agressão, alguns comunicadores não parecem entender que as bicicletas tem o direito de também circularem na cidade.

Nada pode justificar a barbárie ocorrida na sexta-feira passada!

As cidades existem para as pessoas que nelas vivem, não para privilegiar as conduções de algumas pessoas, especialmente as de maior poder econômico.


O problema da violência no trânsito não é causado pelas bicicletas e pelos ciclistas do Massa Crítica. Voltemos um pouco no tempo, quando o carro não era o "Rei da cidade", as pessoas não tinham medo de atravessar as ruas, como hoje ocorre. As ruas eram de todos, não apenas dos carros. Mas os carros estão entupindo as cidades, ocupam todos os espaços, a quantidade de carros em Porto Alegre cresce anualmente mais que a população. E quando eles perdem a preferência nas ruas, perdem poder. Seus motoristas sentindo-se impotentes, ficam com raiva e atacam com mais ferocidade.  O carro é o grande PREDADOR das nossas cidades, mesmo as menores.


Está na hora de muita gente parar para pensar um pouco...


Veja mais no Porto Alegre RESISTE: Grande protesto em Porto Alegre
Mais informações sobre o Massa Crítica: http://massacriticapoa.wordpress.com/