26 abril 2011

40 anos da AGAPAN

José Lutzenberger e Augusto Carneiro
A AGAPAN é considerada a primeira organização não-governamental ambientalista no Brasil. Fundada em 27 de abril de 1971, em Porto Alegre, sua Assembléia Geral de fundação aconteceu no auditório do INSS, na av. Borges de Medeiros.  Na ocasião foi eleita sua primeira diretoria encabeçada por José Antônio Lutzenberger que proferiu, na ocasião, sua primeira palestra pública intitulada "Por uma ética ecológica", publicada no jornal Correio do Povo em 29/8/1971.
Evitando a derrubada de árvores
A AGAPAN desencadeou campanha contra a poda das árvores em Porto Alegre com êxito (hoje seria necessária outra campanha). Desde então a entidade desenvolveu lutas contra queimadas, desmatamento, depósitos de lixo a céu aberto e pela reciclagem do lixo. Lutou contra a instalação do Pólo Petroquímico, da Usina Termoelétrica Jacui I, a ampliação da Riocell, o Projeto Praia do Guaiba e sua proposta de privatização de áreas públicas de lazer junto ao rio.  
A AGAPAN também participou de  projetos ambientalistas junto aos governos municipais, estadual e federal auxiliando na criação de leis e códigos ambientais.
Recentemente participou ativamente contra o projeto imobiliário Pontal do Estaleiro, contra a alteração na Legislação Ambiental do Rio Grande do Sul e contra a "flexibilização" do Código Florestal brasileiro.

Protesto contra apoluição do Polo Petroquímico
 
Com informações de Agir Azul