18 outubro 2011

As pessoas mudam.

Os interesses das empresas também mudam?
Esperamos que sim.
Imeginem se um grande estabelecimento com cerca de 400 lojistas estivesse aliado aos vizinhos, na defesa da qualidade de vida e do Meio Ambiente. Juntos não fariam ações memoráveis que trariam impressionantes ganhos para a imagem institucional da empresa?
Certamente que sim.
Defender o direito dos demais, a melhoria da qualidade de vida e a preservação ambiental não trazem prejuízos, todos lucram com isso se forem minimamente responsáveis com o futuro.
Ontem descobrimos que um de nossos adversários na luta pela preservação da Rua Gonçalo de Carvalho lançou um "Concurso de Fotos" tendo por tema a Gonçalo, agora também chamada por eles como "A Rua Mais Bonita do Mundo".
Claro que temos dúvidas sobre a sinceridade de tal afirmação, pois nunca demonstraram algum interesse em ajudar a cuidar da preservação da rua, não responderam a nossos e-mails depois da rua ter sido declarada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental da cidade de Porto Alegre.
Sabemos que o interesse da administradora do Shopping é apenas ter lucros, alugar espaços onde são vendidos produtos e serviços. Pouco importava se não deixavam os vizinhos dormirem em paz por causa da falta de isolamento acústico para seus equipamentos de ar condicionado, pouco importava se para construirem uam garagem tivessem que comprometer a deslumbrante vegetação da Gonçalo de Carvalho. Mas imaginem se o Shopping fosse administrado pelo Zaffari/Boubon ou Iguatemi? Mesmo que o público deste Shopping seja diferente dos citados, tanto Iguatemi como Zaffari jamais perderiam a oportunidade de aliarem-se aos vizinhos na proteção dessa preciosidade que é o Túnel Verde da Gonçalo.

Por que fariam isso?
Porque eles tem visão. Sabem que as preocupações com qualidade de vida e Meio Ambiente estão presentes na maioria das pessoas com algum conhecimento do que acontece hoje em nosso planeta.
Imaginem algum dos excelentes comerciais institucionais do Zaffari ou do Iguatemi mostrando a beleza das árvores da rua e declarando no final: "nós também somos amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, a rua mais bonita do mundo"!
Quanta gente não olharia as árvores de suas ruas com outros olhos...

Mas o Shopping Total tem outra visão de marketing, só se preocupam com suas promoções que entulham as ruas das redondezas com carros, muito barulho, fogos de artifício, aquelas coisas "tosco-americanas".
O "oportunismo" do Shopping
Depois da repercussão em mídia nacional sobre a Gonçalo de Carvalho, olharam para o lado e descobriram que poderiam ter alguma vantagem usando a denominação que a rua ganhou por ter resistido a seus interesses em ter um grande edifício-garagem. Fizeram uma página em seu site dizendo que estão em frente da Rua Mais Bonita do Mundo e agora criaram esse "concurso de fotografias" com prêmios em vale-compras e sem ninguém ligado a fotografia, paisagismo ou artes na "comissão julgadora", apenas pessoas de seu setor de marketing julgarão as fotos apresentadas.
Que pena que eles pensem assim.
Que pena que não seja um Iguatemi ou Bourbon o shopping vizinho.
Será que um dia eles mudam?
Esperemos para ver, mas os indícios não mostram isso.
Deveriam contratar o ex-prefeito Fogaça para executivo ou prestar assessoria. Ele também era favorável ao que pretendiam fazer, mas teve a visão de entender que a prefeitura deveria mudar de posição quando a Fundação OSPA desistiu do empreendimento e teve a honra de ser o primeiro prefeito de uma cidade latino-americana a declarar uma via urbana como Patrimônio Ambiental.
2005 - protesto no acesso ao Shopping Total pela rua Gonçalo de Carvalho.

Enquanto isso a gente fica na torcida que o Zaffari/Bourbon ou Shopping Iguatemi se aliem a todos nós e motivem mais moradores de tantas ruas arborizadas de Porto Alegre a fazerem de suas ruas as ruas mais bonitas do mundo.