13 dezembro 2011

Tumulto na eleição do novo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre

Do Jornal do Comércio:
Tumulto no Plenário marca a eleição de Mauro Zacher
12/12/2011
Eleição da Mesa Diretora para a gestão 2012
Foto: Jonathan Heckle/CMPA
O presidente eleito fala ao celular - Foto: Jonathan Heckle/CMPA
A Câmara Municipal de Porto Alegre elegeu ontem os integrantes da Mesa Diretora do próximo ano, que toma posse no dia 2 de janeiro de 2012. A escolha foi feita em sessão pela manhã, no plenário, mas ao invés de um rito protocolar entre os vereadores, o encontro foi tenso: as galerias estiveram lotadas, teve tumulto, invasão de plenário e até agressões.

Houve manifestações de apoiadores e de opositores de Mauro Zacher (PDT), que depois de ter sido confirmado pelo PDT - partido a quem cabe indicar o presidente da Casa, pelo rodízio estabelecido entre as maiores bancadas -, foi aprovado pelos colegas de Legislativo com 33 votos.

Os dois grupos - pró e contra Zacher - levaram faixas e cartazes, para apoiá-lo e criticá-lo, com direito a disputa também em palavras de ordem.

Protestos na eleição da Mesa Diretora para a gestão 2012
Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Mesmo assim, a votação seguiu e os outros cargos da Mesa foram aprovados: Haroldo de Souza (PMDB) ficou com a 1ª vice-presidência; Fernanda Melchionna (P-Sol), com a 2ª vice-presidência; Carlos Todeschini (PT), com a 1ª secretaria; Airto Ferronato (PSB), com a 2ª secretaria; e João Carlos Nedel (PP), com a 3ª secretaria.
Assim que os nomes foram definidos a sessão foi encerrada, pois, os ânimos nas galerias estavam bastante exaltados. Mesmo assim, houve invasão do plenário e conflito generalizado.

De um lado, estudantes da Pucrs que integram o Movimento 89 de Junho, de oposição ao DCE, comandado por estudantes ligados ao PDT há duas décadas - Zacher presidiu o Diretório Central na década de 1990. O pedetista recebeu o apoio da atual gestão do DCE da Pucrs e de outros apoiadores do seu partido.

A invasão do plenário foi por parte dos opositores de Zacher. Eles retiraram a presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT), de sua cadeira e ocuparam a mesa do plenário. O grupo foi contido depois de muito empurra-empurra e até agressões. A Guarda Municipal foi chamada e só quando ela chegou o tumulto foi encerrado.

Tumulto na Câmara Municipal - Foto: Jonathan Heckle/CMPA
Estudantes relataram que foram agredidos por seguranças, assessores e até por alguns vereadores. Eles justificaram o protesto porque questionam a indicação para a presidência do Legislativo de um parlamentar indiciado pela Polícia Federal por suspeitas de irregularidades no Programa ProJovem, durante sua gestão na Secretaria Municipal da Juventude. Zacher argumenta que já prestou todos os esclarecimentos sobre o caso, que é inocente e que o assunto - alvo inclusive de uma CPI na Câmara - já está esgotado.

Mauro Zacher foi notícia nacional ao tentar judicialmente que o Google apontasse resultados nas buscas por seu nome:

Vereador do RS pede na Justiça bloqueio de busca com seu nome

Veja abaixo o vídeo com o momento em que o plenário é invadido e a sessão é encerrada. As imagens são da TV Câmara (o áudio foi cortado no momento do tumulto):