21 março 2012

Dia Mundial da Água - 22 de março





Museu das Águas: proposta de criação será assinada quinta

No Dia Mundial da Água, 22 de março, diversas entidades lideradas pelo governo do Estado e Prefeitura de Porto Alegre assinarão um protocolo de intenções que formaliza o apoio à criação do Museu das Águas de Porto Alegre (Musa). A cerimônia ocorrerá em pleno Guaíba, no barco Cisne Branco, às 10h30, com a presença do governador Tarso Genro e do prefeito José Fortunati.

Também participam dirigentes das entidades que serão representadas oficialmente na Comissão Pró-Museu das Águas: Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Lions Club (Distrito LD-3). Estarão apoiando a Comissão, igualmente, as Secretarias Estaduais da Cultura, do Meio Ambiente, de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano e de Habitação e Saneamento.

A criação do Museu das Águas vem sendo preparada desde 2009 por um grupo de trabalho coordenado pela artista plástica Zoravia Bettiol, a partir de proposta do engenheiro Luiz Antonio Timm Grassi. O Musa deve ser construído às margens do Guaíba, e suas atividades serão desenvolvidas em torno de três eixos: histórico (como museu de memória das atividades giram em torno da água), educativo (como instrumento de conscientização sobre a gestão dos recursos hídricos) e artístico (como espaço de criação e exposição de manifestações artísticas tendo a água como tema, material ou suporte). Deverá constituir-se em um ícone da orla do Guaíba e um centro de referência local, estadual e nacional da gestão das águas.


Texto de: Maria de Lourdes Wolff
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Fonte: DMAE 

Atualização em 22/3/2012:

Assinado o Protocolo de Intenções para a criação do Museu das Águas de Porto Alegre
Milanez, presidente da AGAPAN, assina o Protocolo

No final da manhã de hoje, Dia Mundial da Água, foi assinado em pleno Guaíba o Protocolo de Intenções pela criação do Museu das Águas de Porto Alegre pelas entidades apoiadoras.  Integram a Comissão Pró-Museu das Águas as seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan), secretarias estaduais da Cultura, do Meio Ambiente, de Obras, de Irrigação e Desenvolvimento Urbano e de Habitação e Saneamento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Lions Club (Distrito LD-3). 
O evento aconteceu no barco Cisne Branco

Além dessas instituições diversas entidades formais e informais da cidadania de Porto Alegre e ambientalistas também estão apoiando essa proposta desde 2009. Entre as entidades não formais estão o Movimento em Defesa da Orla e o "Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho", que participa desde que a idéia foi apresentada pelo engenheiro Luis Antônio Grassi e pela artista plástica e ambientalista Zoravia Bettiol. O "Amigos da Gonçalo" é o responsável pela arte do folder da proposta.  

O projeto técnico já está sendo trabalhado e breve deverá ser aberto um concurso público internacional para a escolha do projeto arquitetônico, assim que for definida a localização do Museu.