03 setembro 2012

SMAM vai "remover" árvore na Rua Gonçalo de Carvalho

Notícia publicada na página da Prefeitura Municipal de Porto Alegre:
Árvore na Gonçalo de Carvalho será removida por prevenção
Árvore oferece risco de queda
Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA
02/09/2012 09:27:58

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) removerá nesta segunda-feira, 3, uma tipuana que oferece risco às pessoas na rua Gonçalo de Carvalho. A intervenção será realizada a partir das 8h. A árvore encontra-se próxima à cancela de acesso de veículos e pedestres do Shopping Total, podendo tombar e causar acidentes.

Trata-se de uma árvore de grande porte, com 23 metros de altura, com necrose no tronco. Por apresentar inclinação do tronco e copa desequilibrada, a avaliação técnica é de que há alto risco de queda. A remoção será compensada com o plantio de outra árvore, da mesma espécie, próximo ao local original. Para execução dos serviços, será necessário o uso de caminhão cesto e interrupção do trânsito.
/meio_ambiente
Texto de: Aline Czarnobay
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


A árvore que será "removida" antes da abertura da saída de carros do shopping center (2008)
Certamente a SMAM (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre) apresenta na notícia a sua versão dos fatos. É necessário colocarmos a nossa versão:
A SMAM não é mais a mesma!
Porto Alegre tem muito orgulho de ter a primeira secretaria de Meio Ambiente do país, a SMAM foi criada em 1976 quando Guilherme Socias Vilela era prefeito. Ela foi muito importante para muitas conquistas na área ambiental da cidade de Porto Alegre. Em 2005/2006 quando iniciamos a luta pela preservação das árvores da Rua Gonçalo de Carvalho (seu secretário era o ambientalista e atualmente vereador Berto Moesch) , mesmo estando em lados antagônicos, pois a SMAM é uma secretaria do governo municipal que era um dos nossos adversários na questão, sempre foi um interlocutor atento e sempre presente. Nunca deixou de ouvir nossos questionamentos, sempre extremamentos críticos e algumas vezes, temos que reconhecer,  muito ásperos. Nunca aconteceu uma reunião para debater o problema que a SMAM tenha sido convidada e não tenha mandado ao menos um representante, que normalmente era o próprio secretário Beto Moesch.


Secretário Beto Moesch escutando nossas reclamações - Colégio Bom Conselho em 2005

Por sinal temos que reconhecer que certamente o Beto era simpático a nossa causa, mas nunca deixou de representar dignamente o governo municipal, sempre fazendo a defesa do governo e sendo uma "ponte" para o diálogo entre os cidadãos e governo. Muitas críticas que deveriam ser dirigidas a outros secretários e até ao prefeito eram feitas ao secretário do Meio Ambiente, pois era apenas ele que normalmente aparecia nas acaloradas discussões.
Hoje o Beto é reconhecido como um dos melhores secretários do Meio Ambiente que tivemos, um dos melhores em todo o Brasil.


Líder do governo diz que a SMAM é contrária ao projeto dos Túneis Verdes em 2011


Vereador Beto Moesch defendendo o projeto dos Túneis Verdes em setembro de 2011

Mas não apenas o Beto Moesch foi uma pessoa competente na SMAM, a equipe técnica da secretaria é extremamente qualificada, são profissionais com muito conhecimento e dedicação, que fazem um bom trabalho mesmo com os escassos recursos disponíveis na secretaria.
Cabe destacar também o professor Garcia, vereador que posteriormente assumiu a SMAM. Garcia teve a coragem de assumir uma posição contrária ao projeto imobiliário Pontal do Estaleiro, quando o governo municipal era francamente favorável ao empreendimento e da mudança na lei municipal que beneficiaria o empreendedor.
Atualmente a secretaria é dirigida por um político que não tem o conhecimento da questão ambiental e parece ser um "estranho no ninho" dentro da secretaria.


Vereador Ferronato estranha a posição da SMAM no projeto dos Túneis Verdes em 2011

Quando da primeira votação do projeto dos Túneis Verdes, em 21 de setembro de 2011, a SMAM tomou uma posição que caberia mais a uma secretaria de obras que do Meio Ambiente: declarou-se contrária ao projeto e pediu que a base do governo não votasse um projeto de preservação de árvores, o que infelizmente aconteceu. Como a repercussão da "não votação" do projeto foi grande, a prefeitura depois de alguns meses passou a apoiar e inclusive pediu sua aprovação na Câmara Municipal. O projeto, com algumas alterações, foi finalmente aprovado e sancionado pelo prefeito Fortunati em 5 de junho de 2012, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Cabe lembrar que o projeto dos Túneis Verdes é de autoria do vereador Beto Moesch, aquele ex-secretário da SMAM...

A árvore da Gonçalo

Em junho de 2011 mais um alerta sobre a árvore com problemas e seus riscos, TV Câmara

Já faz muito tempo que tanto a AMABI como os Amigos da Gonçalo avisavam a SMAM que a árvore que agora será "removida" apresentava problemas, tinha um ôco e um grupo de adolescentes que se reuniam na rua, chamados "Emos", só faziam piorar pois colocavam fogo no ôco da árvore (vídeo da RBS TV aqui: Gonçalo de Carvalho nas quintas-feiras). Providências foram pedidas à SMAM que é quem tem a obrigação de fazer a manutenção e manejo das árvores, isso está bem claro no próprio decreto do executivo que declarou a rua como Patrimônio Cultural, Histórico, Ecológico e Ambiental da cidade. Foram feitos telefonemas, enviados e-mails e pedidos sempre que alguém da SMAM era identificado por nós. Agora vem a solução da SMAM, nada mais pode ser feito para salvar a árvore, ela terá que ser "removida". Claro que ninguém quer ver a árvore cair, especialmente em cima de pessoas que circulam pelo local, mas será que não teria sido possível tratar a árvore se a SMAM tivesse feito sua obrigação em tempo hábil?

Runião de mobilização (2005) em frente da árvore que agora será removida
Será muito triste ver a árvore onde iniciamos a mobilização pela preservação do Túnel Verde da Gonçalo de Carvalho ser removida, mas mais triste ainda é ver a atual situação de atrofia da SMAM e isso não é motivada por seu corpo técnico, é motivada pela desastrosa direção na secretaria que já foi motivo de tanto orgulho para nós.
As eleições estão chegando.
Esperamos que a SMAM volte a ser dirigida por pessoas que conheçam e defendam o nosso Meio Ambiente e deixem os técnicos da SMAM trabalharem sem ingerências estranhas ao real objetivo da secretaria, seja quem for o vencedor nas urnas.

* Em tempo: o atual vereador Beto Moesch não concorrerá à reeleição nas próximas eleições, Porto Alegre perderá uma importante voz em defesa do Meio Ambiente na Câmara Municipal.

Em setembro de 2011:

SMAM adverte: árvores fazem mal à Copa do Mundo!