10 dezembro 2012

O papel da imprensa na democratização do movimento socioambiental

Via Blog da AGAPAN :

Terça Ecológica 11/12: O papel da imprensa na democratização do movimento socioambiental


Lívia Zimmermann/Foto: ALRS
Alguns documentos inéditos sobre os protestos do movimento ambientalista gaúcho contra a poluição da antiga fábrica de celulose Borregard e a ameaça de instalação de aterro sanitário na Ilha do Pavão, em Porto Alegre, na década de 1970, serão apresentados na próxima terça-feira (11/12), durante mais uma edição da Terça Ecológica, evento mensal realizado pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul.

As informações serão apresentadas pela comunicadora social e mestre em saúde coletiva Lívia Zimmermann, que relembra o trabalho de sua mãe, uma das precursoras do movimento ambientalista e indigenista no Rio Grande do Sul Hilda Zimmermann, falecida neste ano.

Ao abordar a importância que a imprensa teve para a democratização do movimento ecológico, em todas as fases, até chegar aos dias de hoje, Lívia vai apresentar pesquisa realizada durante o início da década de 1990, quando concluía seus estudos de graduação em Comunicação Social - Relações Públicas, sobre a degradação socioambiental nas ilhas do Delta do Jacuí, junto ao município de Porto Alegre. Ela traça um paralelo entre as fases das Relações Públicas com a da consciência socioambiental da população.

Ela lembra a atuação das ONGs Agapan e ADFG, que durante a década de 1970 organizaram, na Ilha Grande dos Marinheiros, juntamente com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a primeira Campanha de Coleta Seletiva do Lixo na capital gaúcha. “Mas, infelizmente”, acrescenta, “apesar do apoio da população, rivalidades internas da administração municipal não deram continuidade ao projeto”.

Terça Ecológica
O Papel da Imprensa na Democratização do Movimento Socioambiental
Lívia Zimmermann - Comunicadora Social e Mestre em Saúde Coletiva
Dia 11 de dezembro
Às 19h
Auditório 3 da FABICO/UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana
Evento: Ecojornalistas

Texto: Juarez Tosi