05 junho 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente: comemorar o quê?

6 de fevereiro de 2013 - corte de árvores no Gasômetro - Foto: Cesar Cardia
Comemorar o quê?
- a prisão dos secretários de Meio Ambiente de Porto Alegre e do RS, envolvidos em fraudes nos licenciamentos ambientais investigados pela Polícia Federal na Operação Concutare, com 27 suspeitos indiciados?
- a derrubada das árvores no entorno do Gasômetro, na Anita Garibaldi, na avenida Tronco, na Barão do Amazonas, entre outros locais entregues para a especulação imobiliária, com a desculpa do alargamento de ruas, para dar mais lugar aos carros?
- a privatização da Orla do Guaíba?
- a imprensa corporativa a serviço do capital especulativo?
- a flexibilização da lei das antenas de celulares e sua radiação causadora de câncer?
- a poluição dos rios e arroios, como o Dilúvio?
- a canalização de arroios, como o Cavalhada, e os não investimentos em saneamento básico?
- as podas e seus cortes radicais e criminosos?
- a extração ilegal de areia, feita de forma indiscriminada?
- a liberação do troca-troca com sementes de milho transgênico?
- a flexibilização da lei dos agrotóxicos?
- a simplificação das leis ambientais?
- a reinserção do carvão na matriz energética do país?
- a ampliação das monoculturas de eucaliptos, especialmente sobre o Bioma Pampa?
- a redução da proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais após aprovação do (dis)Código Florestal?
- o IPI Zero dos carros em detrimento do incentivo às ciclovias e do transporte coletivo eficiente?
- o desrespeito às culturas tradicionais, como quilombolas e indígenas?
- a redução das terras indígenas já demarcadas?
- a perda constante da biodiversidade?
- o tráfico de animais e plantas silvestres?
- a construção de barragens e grandes hidrelétricas?
- o marketing verde enganador e mentiroso, incluindo os financiamentos das campanhas eleitorais e da copa do mundo de 2014?
- o incentivo ao consumismo e a obsolescência planejada?
29 de maio: prefeitura retoma os cortes de árvores com apoio de forças policiais.
Foto: Cesar Cardia

Comemorar o quê?
Infelizmente, são muitos os motivos que nos levam a questionar, e até ironizar, sobre as questões ecológicas, que são banalizadas através de falsas informações transmitidas para a população.
Chegamos a um ponto crucial, no qual não podemos mais aceitar que essas questões sejam tratadas apenas como sendo de MEIO AMBIENTE, mas sim como AMBIENTE inteiro, natural e essencial à vida que é.
A nossa civilização está à beira do colapso, em prol de um modelo de desenvolvimento suicida, em que somos vítimas das nossas próprias ações.

Neste dia 5 de junho de 2013, comemorar o quê?
Fonte: Blog da AGAPAN

Mas a prefeitura parece ter muito a debochar dos ambientalistas
Quem imaginava que a prefeitura municipal de Porto Alegre cancelaria a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em virtude dos cortes de árvores que está realizando, uma grande surpresa. Ela manteve a comemoração e, ironicamente, divulgou a Semana do Meio Ambiente com essa peça:

Pensar SUSTENTÁVEL?
Nossa prefeitura acredita que promover arboricídio é pensar sustentável?
Atentem que isso foi publicado no site da prefeitura no dia 4 de junho, não foi antes da invasão e cortes das árvores do dia 29 de maio:

Semana do Meio Ambiente tem como tema o Pensar Sustentável
04/06/2013 08:40:49

A 29ª edição da Semana do Meio Ambiente, desenvolvida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), inicia-se nesta terça-feira, 4. Sob o tema “Pensar Sustentável”, serão desenvolvidas atividades como oficinas, trilhas, cursos, contação de histórias, palestras e seminário. A programação é gratuita e aberta ao público.

No dia 4, ocorre a palestra de abertura com o professor Genebaldo Freire Dias, doutor em Ecologia e consultor em educação ambiental. As vagas são limitadas e informações podem ser obtidas pelos telefones 3289-7580 ou 3289-7586. As inscrições podem ser feitas no auditório do prédio 15 da PUCRS. A programação se encerra no domingo, 9, quando ocorre a exposição Lixo do Dilúvio, com objetos removidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) do Arroio Dilúvio durante o mês de maio.

A Semana do Meio Ambiente conta com apoio da Fundação Escola Superior do Ministério Público, da OAB/RS, da Fundação Escola Superior de Direito Municipal, do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, da Comissão de Gestão Ambiental, da Biota-Geom e da Faculdade de Educação da PUC e patrocínio de Caixa Econômica Federal.